data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Os vereadores Daniel Diniz (PT), Deili Silva (PTB), Drª Deili, e Adelar Vargas (MDB), Bolinha, encaminharam requerimento, na sexta-feira, à Diretoria Legislativa da Câmara de Santa Maria solicitando a formação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Público Municipal. A iniciativa, de acordo com a justificativa, tem por objetivo contribuir com o debate, por meio do levantamento de dados e informações sobre modelos de financiamento do transporte adotados em outras cidades do Brasil. A justificativa também destaca que serão estudadas alternativas de "recursos extratarifários" que possam bancar os custos do serviço e, como consequência, reduzir o preço da passagem, hoje de R$ 4,20.
Dois possíveis pré-candidatos à prefeitura dividiram o palanque em Santa Maria
Na primeira sessão depois do recesso, na quinta-feira, o vereador Manoel Badke (DEM), Maneco, aliás, fez uma provocação para o Legislativo entrar no debate sobre a tarifa. "Será que eu, aposentado e com estabilidade financeira, não poderia contribuir na passagem de ônibus até para resgatar a necessidade daquele outro. Serão que muitos alunos da nossa universidade, que têm uma condição socioeconômica, têm de receber meia passagem? Eu acho que não. Eu acho que a gente tem de dar realmente àquelas pessoas que realmente precisam essa isenção", questionou o vereador.
VÍDEO: Leite descarta duplicação da Faixa Nova de Camobi para o momento
Em relação à frente, espero que possa contribuir de fato para melhorias no transporte utilizado pela população, já que até hoje poucas ações tanto do Executivo de diferentes governos quanto do próprio Legislativo avançaram em prol de um serviço de qualidade e mais acessível. Ao contrário, a passagem sempre foi reajustada sem compensação aos seus usuários. Para as distâncias percorridas em Santa Maria e o transporte oferecido, a tarifa é pesada demais.